Das mais de 80 lâminas catalogadas nos arquivos de Thomaz Albornoz Neves, apenas 33 estão aqui reunidas. Abarcam de 1981, ano em que deixa Sant’Ana do Livramento, a 1997, quando retorna ao Sul. Com exceção das aquarelas, os desenhos a nanquim foram feitos no verso de rascunhos, em envelopes de hotel, guardanapos de bar, no papel das toalhas de restaurantes e nas páginas iniciais de livros, a maioria de poesia.
Se os os livros trazem uma amostra de algumas das leituras de então, através das datas e dos lugares é possível refazer as suas idas e vindas desde o tempo da faculdade no Rio de Janeiro, a estada na Europa e algumas das viagens lendo poemas pela América do Sul.
Foi Ryokan, um poeta zen e eremita japonês do séc. XVII, quem afirmou rejeitar a poesia dos poetas, a caligrafia dos calígrafos e a gastronomia dos gastrônomos. No lugar da técnica apurada, Ryokan preferia uma obra de arte que nascesse do cotidiano, com os defeitos e as limitações do que é espontâneo. Uma manifestação amadora, por assim dizer.
E, nesse sentido, há no traço de Thomaz uma evidente falta de compromisso com o acabamento artístico, uma despretensão que vem do gesto imediato e que apreende o momento em que foi feito. Onde, com quem e como era a vida levada por ele quando o desenho emergiu.
Da introdução de 33 esboços, (ed. Braguay, 2017, esgotado).
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Renée
Nanquim | Sant’Ana do Livramento | Julho 1981
Máscara de Renée
Nanquim sobre guardanapo | 18 cm x 12 cm | Sant’Ana do Livramento 1981
Seio de Beatriz
Nanquim sobre papel | 7 cm x 4,5 cm | Rio de Janeiro 1983
Renée com tiara
Nanquim sobre envelope pardo | 27 cm x 18 cm | Sant’Ana do livramento | Março 1987
Autorretrato com capuz
Nanquim sobre papel | 13 cm x 8 cm | Londres 1987
Poeta dormindo, Mímesis, Auerbach
Nanquim | 20 cm x 12 cm | Roma | Dezembro 1989
A judia russa de Lavinio Mare
Técnica mista | 41 cm x 25 cm | Ardea | Março 1990
C. Lira, A harpia, papel de mesa do Lucas
Nanquim | 23 cm x 20 cm | Copacabana 1991
Uma temporada no inferno & Iluminações, A. Rimbaud
Nanquim | 21 cm x 16 cm | Rio de Janeiro | Maio 1992
Andrógino submerso, em Nicolas de Staël
Aquarela e nanquim | 33 cm x 17 cm | Rio de Janeiro 1992
Ana Gascón e abajur
Nanquim | 19 cm x 13 cm | Buenos Aires | Outono 1993
Entre folhas, em Cubism
Nanquim | 23 cm x 17 cm | Rio de Janeiro | Dezembro 1993
S. irradiando
Nanquim | 17 cm x 10 cm | Rio de Janeiro 1996
Pérola S.
Nanquim | 34 cm x 20 cm | Toalha de papel do Cervantes | Rio de Janeiro, maio de 1996
Autorretrato em seis traços, em A divina comédia
Nanquim | Sant’Ana do Livramento | 1994